Tuesday, December 05, 2006

São Thomé das Letras - MG

Visão geral de São Thomé das Letras



Por Paulo Aníbal G. Mesquita
e mail: p1anibal@yahoo.com.br
fone: (0xx11) 9679-2160




A região sul do Estado de Minas Gerais é um dos locais com maior índice de aparições de UFOs no território brasileiro. Algumas localidades como a pequenina São Thomé das Letras, incrustada numa área montanhosa a mais de 1400 metros de altitude, geralmente encontram-se envoltas por inúmeras lendas e mistérios. Essa localidade foi palco de pesquisas de campo realizadas recentemente por este autor (integrante do grupo EXO-X de São Paulo) e outros pesquisadores, entre eles, Alexandre Calandra. Nosso encontro inicial foi na pousada do Sr. Oriental L. Noronha, um ativo ufólogo da região de São Thomé das Letras popularmente conhecido como seu “Tatá”, que é pioneiro na pesquisa ufológica em toda aquela região, já tendo presenciado por algumas ocasiões, ações de UFOs, inclusive, chegou à filmá-los. Mas foi uma outra filmagem relativamente recente de Tatá pediu que analisássemos. A imagem mostra dois supostos UFOs numa filmagem realizada pela equipe de televisão “Câmera em Ação” do SBT em maio de 2003.
Na realidade a equipe do SBT teria feito apenas uma tomada do pôr-do-sol no último dia das filmagens. Mas, ao poente, o cinegrafista percebeu dois objetos que estavam se movimentando para direções opostas. Ao observarmos a tal filmagem a princípio não parecia algo muito significativo, pois aparentemente os tais objetos se assemelhavam à “esteiras de condensação”, ou seja, um fenômeno provocado por aviões em elevadas altitudes. No entanto, um fato desconcertante ocorreu: um dos objetos apresentou, num dado instante, uma brusca aceleração, tornando-se este, objeto de nossa pesquisa.

POUSOS DE UFOs - São muitos os relatos de observação de Ufos, incluindo até mesmo de “pousos” em propriedades rurais, sendo que em alguns dos quais foram deixadas marcas no solo. Exemplo disso ocorreu em um caso que pesquisei em São Tomé no ano de 1996, onde o pouso efetuado por um UFO deixou uma área circular queimada com dois metros de diâmetro durante uma manhã de um dia de setembro do ano anterior. O tal pouso teria ocorrido a aproximadamente 100 metros da sede da fazenda, que fica há alguns quilômetros da região da Gruta do Sobradinho (28 km do centro de São Tomé); fato presenciado por Maria Aparecida Alves e sua filha Viviane. Ambas relataram que o tal objeto tinha a aparência de um “bolo” de cor azulada com dois metros de diâmetro. Aproximadamente 10 km mais adiante, em 2001 um UFO comprido teria pousado por volta das 21 horas num terreno em frente a uma casa. O objeto foi visto por toda uma família que ali residia, deixando todos apavorados, pois acreditavam se tratar de “coisa do capeta”. Na manhã do dia seguinte, todos observaram uma área circular queimada e devido a todo o susto se mudaram dali e puseram a propriedade à venda.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home